SOBRE O SEMINÁRIO VIRTUS 3

APRESENTAÇÃO

O Termo VIRTUS vem do grego: “Virtudes” e o expoente “3” está vinculado as 3 principais virtudes do Reino de Deus a quem, nós, os salvos em Jesus Cristo, somos orientados a proclamar e permanecer firmes nelas. A virtude da FÉ, da ESPERANÇA e do AMOR, com ênfase no amor.

1Pedro 2:9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que proclamem as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”
1Cor 13:13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”
1Tes 1: 3 “recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”
1Tes 5:8 “Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação”

Através da FÉ, cremos num Deus Criador, Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e no Espírito Santo que nos santifica, instrui e consola. Pela fé cremos que todas as coisas foram criadas por Deus e por ela também cremos que Jesus Cristo nos resgatou da morte eterna por seu sacrifício na cruz do calvário.

Através da virtude da ESPERANÇA desejamos e esperamos tempos melhores, não só aqui na terra, mas também no porvir da vida eterna.

O AMOR é a essência de Deus. É com essa virtude que expressamos ao mundo que somos discípulos de Cristo nascidos de novo. (João 13:35 e 1João 4:7). Fé e Esperança são virtudes terrenas, o amor transcende essa vida, por isso é a virtude que permanece para sempre. É através do amor fraternal que consolamos, suportamos, servimos, nos sujeitamos e perdoamos uns aos outros.

Cremos que nesses dias de grande perseguição que vive a igreja de Cristo, devemos buscar de Deus as virtudes para testemunharmos do Seu poder aos homens… Atos 1:8 “Mas recebereis a VIRTUDE (poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”

OBJETIVO

O seminário VIRTUS3 pretende através dos conteúdos das matérias curriculares, das literaturas propostas, da convivência disciplinar entre os alunos e das ministrações dos mestres, aperfeiçoar e capacitar os santos de Deus com suas VIRTUDES, para testemunharem e cumprirem seus chamados em Cristo Jesus. Preparando seus alunos para atuarem diretamente na expansão do Reino de Deus na terra, na edificação de sua Igreja e no cuidado aos necessitados.

Através dessas 3 virtudes principais (fé, esperança e amor), podemos expandir nossos conhecimentos para outras tantas virtudes teológicas descritas nos evangelhos e nas cartas bíblicas, tais como: Justiça, piedade, constância, mansidão, dedicação, liberalidade, diligência, alegria, misericórdia, bondade, humildade, longanimidade, paz, fidelidade, domínio próprio, veracidade, reverência, prudência, hospitalidade etc.

Esse seminário vai revolucionar e transformar sua forma de enxergar a Deus, sua igreja, os cristãos, os não alcançados, o reino celestial e, sobretudo, ajudá-lo a encontrar seu propósito de vida em Jesus Cristo, para que seja um servo virtuoso e útil na Obra de Deus.

Formatura 2021

MATÉRIAS PLICADAS

Abaixo alistamos, não por ordem curricular ou de aplicação, mas por ordem alfabética, as disciplinas que serão abordadas no Seminário VIRTUS3

Elas foram escolhidas a partir de nossa experiência na coordenação do Seminário Gideões, nas temáticas importantes para á vida de um obreiro (um servo útil e fiel) e sob a ótica das necessidades ministeriais da Igreja do Século XXI.

São um compêndio de 24 matérias que julgamos ser as mais relevantes das ministradas nos melhores seminários da atualidade: Carisma, Kerigma e Rhema.

É uma forma de ajudar pessoas que precisam de amparo para alcançar pensamentos, atitudes e soluções corretas de acordo com a Bíblia. Pastores, líderes de ministério ou células, e outras pessoas que exercem algum tipo de liderança na igreja, precisam estar capacitados para aconselhar quem procura ajuda. Tendo cuidado com opiniões pessoais, tendo bons ouvidos para ouvir e conhecimento bíblico.

É o estudo crítico do caráter da integridade, moralidade, conduta ou comportamento do cristão. Consiste na análise da natureza da vida moral, humana, incluindo os padrões do certo e do errado, que pela sua conduta pode ser seguida e dirigida. A Ética é na prática aquilo que você pensa, faz. Somos seres pensantes e livres para escolher o que queremos, todavia essa liberdade traz responsabilidades.

Compreender o Antigo Testamento, bem como Jesus Cristo e a sua obra em favor do crente, a que ele já consumou e a que realiza ainda agora. Prova a suprema autoridade e glória da dispensação cristã, fazendo ver quanto é superior o seu Mediador, o Eterno Filho de Deus, aos mediadores do antigo pacto, quer sejam espirituais, como os anjos, quer terrestres, como Moisés.

Antes de subir aos céus Jesus nos deu um comando (Mateus 28:18-20). Ele nos ordenou a fazermos discípulos, introduzindo as pessoas no reino, também salientou a necessidade de ensiná-los a guardar todas as coisas que Ele havia ordenado. Isto é o Caminho, aprender a viver conforme Jesus ensinou. Essa matéria orienta sobre quais questões e assuntos são mais importantes numa classe de discipulado ou num discipulado pessoal.

O Espírito Santo é uma Pessoa e deseja se mover através de Sua igreja. Nesta matéria, são dadas revelações a respeito do Espírito Santo sobre os cristãos e da Sua respectiva atuação através dos nove dons espirituais, descritos em 1Coríntios 12. Os alunos descobrem como desfrutar e como se comportar no mover da presença manifesta do Espírito de Deus.

Esta disciplina irá abordar o serviço dos santos ao Corpo de Cristo, tanto através do Ministério de Socorros, bem como por aqueles chamados em algum dos cinco dons ministeriais, relacionados em Efésios 4:11 – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres. Ferramentas Divinas e qualificações para o serviço serão apresentadas ao aluno, através do ensino e da unção do Espírito. Discernir o chamado, aprender sobre esses dons.

São as Doutrinas de Cristo que fundamentam toda a vida Cristã. Muitos de Seus ensinamentos estão contemplados nessa disciplina. Nela, os alunos aprenderão sobre a integridade da Palavra de Deus e sobre os seis princípios elementares descritos em Hebreus 6:1-2: Arrependimento de Obras Mortas; Fé em Deus; Batismos; Imposição de Mãos; Ressurreição dos Mortos e Juízo Eterno.

O mundo acabará? Qual nosso futuro? Muitos temem o fim. Esta matéria, cujo nome significa: “estudo dos últimos tempos” esclarecerá a respeito dos quadros proféticos de Deus para os Gentios, Judeus e claro, para a Igreja do Senhor. Durante a jornada, santidade e alegria serão impregnadas nos ouvintes. Haverá uma maravilhosa descoberta sobre o grandioso fim que o Senhor preparou para nós e uma grande urgência para livrar do inferno aqueles que ainda não foram salvos.

O que é ser maduro e sair da infantilidade espiritual. O espírito humano inclui o nosso intelecto, emoções, medos, paixões e criatividade. É esse espírito que nos dá a capacidade única de compreender e entender as coisas de Deus. (Jó 32:8, 18).

Visão geral da história do povo bíblico e dos seus escritos. A Bíblia como livro: línguas, transmissão escrita e oral, traduções antigas e conservação material dos textos, formação do AT e do NT. Coleções dos livros bíblicos, os cânones judaico, católico e protestante. A Bíblia como livro sagrado: a questão da revelação, inspiração e inerrância. Métodos de leitura crítica dos textos bíblicos: o método histórico-crítico e outros métodos de abordagem dos textos sagrados.

O aluno conhecerá os rumos que homens chamados por Deus tomaram desde a antiguidade e entenderá os porquês de vários aspectos da atual Igreja de Cristo. Essa matéria também dá a oportunidade para cada aluno aprender com os acertos de grandes heróis da fé, como também evitar os erros daqueles que se desviaram do propósito original estabelecido pelo Mestre.

Mostrar o ambiente da Igreja apostólica, sua fé, seus carismas e a sua expansão. Compreender como Jesus, o Cristo Crucificado-Ressuscitado, continua vivo e guiando a Igreja (comunidade pascal) por meio dos impulsos do Espírito. Aprender como a Igreja começou a se disseminar de Jerusalém “até os confins da terra” (At 1,8). A importância que há em seguir os profetas e apóstolos de ontem e de hoje, pois nos inspiram a servir corajosamente como discípulos missionários de Jesus.

É ensinada aos alunos, libertando-os de uma mentalidade de pobreza e limitações. Nessa disciplina, o aluno aprenderá que Deus é a sua fonte e Ele é quem nos dá forças para adquirir riquezas, as quais não são apenas materiais, mas principalmente espirituais. Apesar de abordar finanças, o foco da matéria será num estilo de vida de paz e alegria no espírito, na alma e no corpo, com provisão contínua e suprimento abundante, para que sejamos generosos e desfrutemos de grandes colheitas em todas as áreas da nossa vida.

Tudo o que nos é dado saber sobre as origens do Universo e de tudo o que nele existe, bem como o início e evolução, revelação divina ao homem, acha-se registrado nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. As origens do povo hebreu, suas tradições, seus costumes, a entrega da Lei, o culto divino, e outros. Compreender o corpo legislativo do Pentateuco – decálogo e códigos, e suas implicações religiosas e sociais no mundo bíblico. Estudar o Pentateuco na dimensão teológico pastoral.

As profecias transmitidas por estes homens não somente formam a base de muitas doutri­nas no Novo Testamento, tal como Salvação, Cristologia e Escatologia, mas também proporcio­nam uma abundância de verdades espirituais, relevantes à nossa geração da atualidade.

Aprender princípios importantes para se relacionar melhor com os outros. As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência da interação compartilhada por duas ou mais pessoas. A igreja é um local onde atividades são executadas a todo o tempo. Dessas interações, surgem sentimentos diversos, tais como: alegria, raiva, desânimo, ingratidão, ameaça, medo, respeito, admiração etc. Como conviver e manter vínculos saudáveis enquanto interagimos com pessoas diferentes?

Louvor não é apenas música, louvor é um estilo de vida. Nesta matéria, o aluno descobrirá como ter uma vida que rende louvores a Deus. Como um verdadeiro adorador, o aluno irá se deliciar com as verdades inseridas dentro dele, fazendo fluir do seu coração novos cânticos, de ações de graças e engrandecimento a Deus, mesmo diante das adversidades.

Aprender a orar com eficiência é uma das coisas mais importantes que o cristão pode fazer. De fato, é impossível termos sucesso no cumprimento do propósito de Deus em nossa vida, se não soubermos orar de acordo com os princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Durante estas aulas, o aluno será ajudado a identificar e compreender estes princípios, bem como será inspirado a ter uma prática cada vez maior de oração diariamente.

Rede Ministerial, Fruto do Espírito e Paternidade

DURAÇÃO DO CURSO

Aula Inicial (04/03/2024)

  • Duração do curso anual. Com um intervalo de férias em Julho

  • BASIC com 2 encontros semanais obrigatórios (Segundas e Quartas-feiras) de19h às 22h
    ADVANCED com 1 encontro semanal obrigatório (Segundas-feiras) de 19h às 22h

  • Ambos módulos (Basic e Advanced) com 4 encontros aos sábados de 08h às 17h

  • Total de disciplinas: BASIC 24 disciplinas. ADVANCED com 13 disciplinas

  • Idade mínima para ingressar no seminário é de 18 anos

Formatura: DEZEMBRO DE 2024

  • Caso o calendário ou as disciplinas sofram alterações no decorrer do curso, os alunos serão informados com antecedência.

PARA O INGRESSO DO ALUNO

  • Apenas no período pré-definido pela coordenação no início do ano letivo.
  • No ato da matrícula, ter idade mínima 16 anos
  • Ser membro batizado de uma Igreja Evangélica
  • Ter pelo menos 1 ano de conversão

MATERIAL DIDÁTICO:

  • Gratuito. Todos os livros e ou Apostilas indicadas pelos professores para suas matérias serão entregues a cada início de aula gratuitamente.
  • Outros livros extras poderão ser sugeridos durante o curso e não estão contemplados no valor do curso.

CERTIFICAÇÃO:

  • Para colar grau o aluno deverá ter demonstrado a leitura de pelo menos 10 livros indicados.
  • Também ter alcançado resultado não inferior a 70% de rendimento acadêmico, ético, espiritual, além da participação nas aulas presenciais.
  • Ao final do curso o aluno receberá gratuitamente seu certificado de conclusão.

ABONO DE FALTAS

  • As aulas não assistidas presencialmente estarão disponíveis em vídeo em até 15 dias. O aluno deverá realizar um resumo da aula com pelo menos 3 laudas (páginas) e apresentar a coordenação do Seminário para requisitar abono de faltas.

PROFESSORES

  • Os professores são capacitados pela graça de Deus mediante busca incessante da Sua Palavra bem como prática e aplicação pessoal diária da mesma. Possuem experiência e formação nas áreas em que ensinam. Também somam disciplina, competência e eficiência no que diz respeito ao manejo e ensino da Palavra. São ajudadores, mestres e condutores da unção sobrenatural de Deus facilitando o aprendizado.

Este curso está sendo ministrando em caráter estritamente eclesiástico, dentro das normas estabelecidas pela lei 9.394/96 (LDB), que normatiza cursos livres, sendo estabelecido com base em experiencia extra-escolar (inciso X do Art. 3o. ou 2o. do Art. 47 da LDB) e em conformidade com o Parecer CNE/CES 63 de 19 fev. 2004.